Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que
=iria ter trabalho para conseguir silêncio.
=Com grande dose de paciência tentou começar a aula,
=
mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada.
=Com um certo constrangimento, o professor tornou a
=
pedir silêncio educadamente. Não adiantou,
=
ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
=Foi aí que o velho professor perdeu a paciência
=
e deu a maior bronca que eu já presenciei. Veja o que ele disse:
=
- “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”,
=- “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”,
disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa
=
se instalou em toda a sala e o professor continuou.
=
- “Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos,
- “Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos,
=
descobri que nós professores, trabalhamos apenas
=
5% dos alunos de uma turma.
Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas
cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro;
apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem
=
de forma significativa para melhorar a qualidade
=
de vida das pessoas.
=
Os outros 95% servem apenas para fazer volume;
=
são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo.
Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores,
apenas cinco são aqueles que fazem a diferença;
de cem garçons, apenas cinco são excelentes;
de cem motoristas de táxi,
=
apenas cinco são verdadeiros profissionais;
e podemos generalizar ainda mais:
de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar
=
estes 5% do resto, pois se isso fosse possível,
=
eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria
=
os demais para fora, então teria o silêncio necessário
=
para dar uma boa aula
e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês
=
são estes alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso.
Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula
=
para os alunos especiais, apesar da confusão
=
que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre poderá escolher
=
a qual grupo pertencerá.
Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”.
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção
que o professor conseguiu após aquele discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós,
pois minha turma teve um comportamento exemplar
=
em todas as aulas desse professor
durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente
ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia,
=
mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.
=
Para mim, aquele professor foi um dos 5% que
fizeram a diferença em minha vida.
De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então,
=
tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%,
=
mas, como ele disse,
=
não há como saber se estamos indo bem ou não;
=
só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
=
Contudo, uma coisa é certa:
se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos,
=
se não tentarmos fazer tudo o melhor possível,
=
seguramente sobraremos na turma do resto.
Texto de Autor Desconhecido