quinta-feira, 29 de junho de 2006

Envelhecer




Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida.
Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo.
O dinheiro não era nada, o poder não era nada.
Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz.
A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.
Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente.
Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.
A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito. Mas amar e desejar não é a mesma coisa. O amor é o desejo que atingiu a sabedoria. O amor não quer possuir. O amor quer somente amar.

Hermann Hesse

1 comentário:

Consultora em Educação disse...

AMADURECER

Quanto mais vivo,
quanto mais insípidas me parecem
as pequenas satisfações que a vida me dá,
tanto mais claramente compreendo
onde devo procurar a fonte
das alegrias da vida.
Aprendo e ensino
que ser amado
é jogo de sedução,
onde quem perde
ou ganha é campeão...
O dinheiro não é nada,
a fama, o poder...
o pão,
aquilo que se diz,
tudo isto é importante,
se for planejado
para sonhar
ser feliz,
compartilhar,
viver,
amar.
Ivone Boechat
Publicado no livro AMANHECER 3ª.Ed RJ 2004