domingo, 17 de junho de 2007

Aquarela das Valquírias

Ary Evangelista Barroso nasceu em Ubá, em Minas Gerais em 07 de Novembro de 1903. Aos 18 anos, com uma herança de 40 contos de réis, muda-se para o Rio de Janeiro, para fazer a faculdade de Direito.

Foi seduzido pela música e pela boemia - o que lhe levou seus 40 contos em dois anos, e quando terminou sua faculdade de direito (9 anos depois), já era um músico respeitado e gravado pelos maiores intérpretes da época.
Como compositor, nunca hesitava em substituir uma letra quando tinha certeza que a sua podia ser melhor. Foi assim quando, ouvindo Lamartine cantar Na Virada da Montanha (Na grota funda / Na virada da montanha / Vai haver muita façanha / Com o mulato da Raimunda), Ary escreveu, ali mesmo na mesa, a letra de um de seus grandes sucessos, No Rancho Fundo.
Ary foi o nosso porta-bandeira no exterior - foi o primeiro compositor brasileiro a ser ouvido e respeitado nos EUA - Aquarela do Brasil foi composta sentado ao seu piano em 30 minutos, chegou a ser cotada para hino nacional, pelo sucesso que sempre fez no exterior. Morreu no Rio de Janeiro em 09 de Fevereiro de 1964.


Wilhelm Richard Wagner nascido em 22 de maio de 1813 em Leipzig
Pertenceu a uma família de artistas, algumas de suas irmãs mais velhas foram cantoras de ópera ou atrizes. Não muito interessado nos estudos regulares, aprendeu por si próprio piano e composição, e leu obras de Shakespeare, Goethe, e Schiller. A partir de 1839 viveu alguns anos em Paris, onde fez jornalismo musical, porém ganhando apenas o suficiente para sobreviver.Almejando a criação de um estado socialista, Wagner profetizou o desaparecimento da ópera como uma diversão artificial para uma elite e o surgimento de um novo tipo de musical para o povo, expressando a auto-realização de uma humanidade livre. Decididamente anti-semita, denunciou a "judaização" da arte moderna, conclamando por uma "guerra de libertação".
=
Escreveu Tristan e Isolde inspirado no seu perdido amor por Mathilde Wesendonk, que causou a separação de sua esposa Minna.Viajou por toda a Alemanha dando concertos para levantar os fundos necessários à construção de um teatro, descobriu um local adequado em Bayreuth, na Bavária. O rei ofertou recursos e a construção, iniciada em 1872 foi inaugurada com a apresentação do Der Ring em 1876.
Wagner viveu o resto de sua vida em Bayreuth.Morreu em 13 de fevereiro de 1883.
=
Baseado no programa Sinfonia Fina

Sem comentários: