domingo, 15 de julho de 2007

Do Bexiga a Brodway

Nascido em São João da Boa Vista, no interior paulista, Geraldo Filme (1928 - 1995) veio pequeno para a Capital. O pai tocava violino, mas foi com a avó que conheceu os cantos de escravos que influenciaram sua formação musical.


Sua mãe tinha uma pensão nos Campos Elíseos e fazia marmitas que o menino Geraldo entregava em toda a região. Na Barra Funda, bairro vizinho, passava um bom tempo nas rodas de samba e tiririca (capoeira) que os carregadores improvisavam, no Largo da Banana.

Compôs o primeiro samba (Eu Vou Mostrar) com 10 anos de idade. Sua mãe fundou o primeiro cordão carnavalesco formado só por mulheres negras, que futuramente iria se transformar na Escola de Samba Paulistano da Glória

Geraldo tem o nome ligado à história do Carnaval paulista. Respeitado e querido por todas as escolas, marcou presença na Unidos do Peruche, para quem compôs sambas-enredo, mas é lembrado principalmente por sua ligação com a Vai-Vai. O samba "Vai no Bexiga pra Ver" tornou-se um hino da escola, e "Silêncio no Bexiga" homenageia um célebre diretor de bateria da Vai-Vai, o Pato Nágua. Com o samba-enredo “"Solano Trindade, Moleque de Recife" levou a escola ao título de campeã.

Nos últimos anos de vida trabalhou na organização do Carnaval na cidade de S. Paulo, tornando-se uma referência da cultura negra paulistana. Um aspecto pouco estudado de sua obra é a releitura do samba rural paulista ("Batuque de Pirapora", "Tradições e Festas de Pirapora"), que trazem elementos dos jongos, vissungos e batuques ensinados por sua avó. Deixou poucas gravações, e boa parte de sua obra continua desconhecida. O LP “Geraldo Filme”, gravado em 1980, demorou 23 anos para ser lançado em CD (Eldorado, 2003).

Uma importante gravação de cunho documental e histórico, O Canto dos Escravos, com Clementina de Jesus e Doca da Portela (Eldorado, 1982), também já pode ser encontrada em CD. A gravação do programa Ensaio, realizada em 1982, é outro documento valioso sobre Geraldo Filme (SESC/ TV Cultura)

Suas composições podem ser ouvidas em gravações de Beth Carvalho (BC Canta o Samba de São Paulo), Osvaldinho da Cuíca (História do Samba Paulista), grupo A Barca, entre outros. Existe em vídeo um documentário sobre sua obra, realizado por Carlos Cortez, uma co-produção da TV Cultura, CPC-Umes e Birô da Criação.

Texto de Daniel Brazil

Cole Porter nasceu em Peru, Indiana, no dia 9 de Junho de 1891. Filho de Samuel Fenwick Porter e Kate Cole.

O seu pai era farmacêutico mas a sua mãe era filha de um dos homens mais ricos do Indiana (devido a negócios do carvão e madeira), James Omer Cole, que contribuía para que a família Porter tivesse um nível de vida elevado.
Aos seis anos, Cole começou a ter aulas de piano e de violino, tendo abandonado os estudos do último por preferir o primeiro.

Aos dez anos, Cole compôs a sua primeira música – “Song Of The Birds”- um tema cuja letra tinha sido feita pela sua mãe, sempre apoiou bastante o interesse do filho pela música, tendo mesmo financiado os seus precoces projetos musicais.

Antes de entrar em Yale, em 1913, Cole Porter estudou na Academia de Massachusetts. Foi porém em Yale que a sua carreira de compositor ganhou forma. Aí escreveu vários trabalhos e mais de 300 músicas para várias fraternidades e organizações estudantis.

Nesse período conhece Linda Lee Thomas, os dois tornam-se bastante amigos e a 19 de Dezembro de 1919 assumem o matrimónio. Considerada por muitos sua musa inspiradora.

Chegando a Brodway passa a ser admirado e respeitado. Frank Sinatra é um dos muitos que o considerava "O Senhor da Poesia Cantada" com seu estilo refinado.

Foi então, em 1928, que chegou um dos seus maiores trabalhos. "Let's Do It, Let's Fall In Love", que fazia parte do musical “Paris”, tornou-se um tremendo êxito e finalmente destacou Cole Porter como um dos mais importantes compositores vivos.

Em 1937 Porter sofre um acidente enquanto cavalgava, fraturando ambas as pernas. Os médicos sugeriram que as pernas fossem amputadas mas Linda era contrária a essa opção e eles colocaram de lado a hipótese. Para o resto da vida, e apesar de cerca 30 operações, Porter iria sofrer dores intermináveis nas pernas. O seu remédio foi trabalhar, cada vez em mais composições musicais e sempre apoiado por Linda.

A 20 de Maio de 1954 morre Linda Porter, vítima de enfisema. Devastado pela morte da mulher, e sem o seu apoio, a perna direita de Porter é amputada em 1958. Há quem diga que Porter morreu aqui, pelo menos espiritualmente. Desde então ele nunca mais escreveu uma música e viria a falecer em 15 de Outubro de 1964, deixando para trás uma legião de fãs que ainda hoje escutam os seus temas com uma nostalgia perturbante.
=
Sinfonia Fina