domingo, 8 de julho de 2007

A Tragédia e a Comédia


Gioacchino Antonio Rossini, nascido em ano bissexto, no dia 29 de Fevereiro de 1792 na Itália.
Rossini recebeu suas primeiras lições musicais de seu pai, que tocava trompa e trompete, sua mãe era cantora o que faz pensar que Rossini dificilmente teria outra carreira que não essa.

Aprendeu piano rapidamente, e em 1806 entrou para o Conservatório Musical de Bolonha, onde foi aluno do padre Stanislao Mattei. Mas parece que a aridez do contraponto não cativava o jovem Rossini, que sentia jorrar de dentro de si um turbilhão de idéias musicais e ansiava por dar vazão a elas sem que a severidade dos mestres lhe inibisse a inspiração.

Aos dezoito anos já possuía o domínio das técnicas de teatro, escreveu uma comédia em um ato. Nem bem estreara sua primeira obra, ‘La Cambiale di Matrimonio’, começou a atender a encomendas de teatros de Ferrara, Veneza e Milão. O exigente público milanês consagrou, em 1812, a ópera ‘La Pietra del Paragone’.

Rossini tornou-se rapidamente uma figura muito conhecida na Itália e fora dela, sendo admirado e respeitado como um grande compositor até mesmo por Beethoven.
Em suas obras destacavam-se a irreverência e uma linha cômica, mas não dispensava o romantismo.

Morreu, em 13 de Novembro de 1868, viúvo e sem filhos deixando sua fortuna, à fundação da Villa Rossini, instituição beneficente que passou a abrigar músicos aposentados e sem recursos financeiros.A herança também serviu para a criação da Fundação Rossini, em Pesaro, sua cidade natal.


Lupicínio Rodrigues, Lupe, como era chamado desde pequeno.Nasceu em Porto Alegre no dia 19 de setembro de 1914.
Mandado para a escola aos 5 anos foi devolvido, com o segunte argumento:
"Esse menino só pensa em cantarolar, assim não dá !!"
Aos 12 anos já compunha marchas de carnaval para os blocos da vila, o que sempre desagradou seu pai que o colocou no exército aos 16 anos.E por sua conduta recebeu diversas punições disciplinar.

Tinha três grandes paixões em sua vida: a música, o bar e as mulheres. A música poderia ter convivido com tranqüilidade com as outras duas, mas as mulheres em sua vida jamais entenderam ou conviveram com sua paixão pela boemia. músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido.

Constantemente abandonado, Lupicínio buscava em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam abraçados, afogando as mágoas na mesa de um bar - onde, finalmente, conseguia unir suas paixões: amor, música e boemia. Com versos profundos, conseguia tocar todos os corações que paravam para ouvi-lo, dando, a cada um, a sua própria história.
Em 1932, quando já atuava como cantor, foi ouvido e muito elogiado por Noel Rosa, então em excursão pelo Sul com Francisco Alves.

Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate.
Faleceu em Porto Alegre, RS, em 27 de agosto de 1974.

Rossini e Lupicínio senhores de grandes obras, um conhecido por obras cômicas outro por obras destinadas a dor-de-cotovelo.
=
Baseado no programa Sinfonia Fina