domingo, 16 de setembro de 2007

Mestre Cartola


Trovadores, os cancioneiros de poesias conjugadas com a música, que enaltecia o amor ou fazia criticas à comportamentos da sociedade.

E no dia 11 de Outubro de 1908 nascia no Rio de Janeiro, no bairro do Cadete o "trovador"Angenor de Oliveira, o Cartola.Que só se deu conta de que seu nome não era Agenor e sim Angenor quando estava providenciando os documentos para o seu casamento.

Homem simples que ao longo de mais de cinco décadas construiu um dos legados musicais mais importantes do cancioneiro nacional.
Foi no morro da Mangueira, depois de ficar viúvo e se recuperar de uma fase nada boa de saúde, que Cartola conhece e começa a namorar dona Euzébia Silva do Nascimento, conhecida carinhosamente por dona Zica, com quem viveu até morrer no dia 30 de Novembro de 1980 no Rio de Janeiro.

Em sua vida, Cartola compôs, sozinho ou em parcerias, cerca de quinhentas canções. Seus principais parceiros: Elton Medeiros, Carlos Cachaça, Noel Rosa e Dalmo Castello.
Tamanha é a grandeza de seus versos e melodias que até hoje essas músicas são regravadas por vários intérpretes,
Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Alcione, Marisa Monte , Chico Buarque, Leny Andrade e Cazuza.

O apelido Cartola surgiu na época que trabalhava como pedreiro.Vaidoso usava um chapéu coco para evitar que seus cabelos ficassem sujos.

Cartola dizia ter 3 paixões, Dona Zica, Mangueira e a música.

O Mestre Cartola compôs e cantou o amor como ninguém.

http://www.nossosite2.biz/NeyMatogrosso/Peito_Vazio.mid

Peito Vazio

Nada consigo fazer

Quando a saudade aperta

Foge-me a inspiração

Sinto a alma deserta

Um vazio se faz em meu peito

E de fato eu sinto

Em meu peito um vazio

Me faltando as tuas carícias

As noites são longas

E eu sinto mais frio.

Procuro afogar no álcool

A tua lembrança

Mas noto que é ridícula

A minha vingança

Vou seguir os conselhos

De amigos

E garanto que não beberei

Nunca mais

E com o tempo

Essa imensa saudade que sinto

Se esvai