domingo, 9 de dezembro de 2007

Quadras


Vai alta a nuvem que passa.
Vai alto o meu pensamento
Que é escravo da tua graça
Como a nuvem o é do vento.
=
As gaivotas, tantas, tantas,
Voam no rio que é o mar…
Também sem querer encantas,
Nem é preciso voar.
=
Todos os dias que passam
Sem passares por aqui
São dias em que só passa
O estar a esperar-te a ti.


Tenho um livrinho onde escrevo
O que me lembro de ti.
Esse livro é o meu enlevo
Ainda lá nada escrevi.
=
Leve vem a onda breve
Que se estende a adormecer,
Breve vem a onda leve
Que nos ensina a esquecer.
=
Tenho um segredo a dizer-te
Que não te posso dizer.
E com isto já t’o disse
Estavas farta de o saber…



Compreender um ao outro
É um jogo complicado,
Pois não sabe quem engana
Se não estará enganado.
=
Quando compões o cabelo
Com a tua mão distraída,
Fazes-me um novelo
No pensamento da vida.
=
Teus olhos de quem fita
Vagueiam, ‘stão na distância.
Se não fosses tão bonita
Isso não tinha importância.


Toda a noite, toda a noite,
Toda a noite sem pensar…
Toda a noite sem dormir
E sem tudo isso acabar…
=
Tenho uma pena que escreve
Aquilo que eu sempre sinta.
Se é mentira, escreve leve.
Se é verdade, não tem tinta.
=
Teus olhos poisam no chão
Para não me olhar de frente.
Tens vontade de sorrir
Ou de rir? É tão diferente.
=
Fernando Pessoa