sexta-feira, 18 de janeiro de 2008


Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que
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iria ter trabalho para conseguir silêncio.
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Com grande dose de paciência tentou começar a aula,
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mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada.
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Com um certo constrangimento, o professor tornou a
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pedir silêncio educadamente. Não adiantou,
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ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
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Foi aí que o velho professor perdeu a paciência
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e deu a maior bronca que eu já presenciei. Veja o que ele disse:

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- “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”,
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disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa
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se instalou em toda a sala e o professor continuou.
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- “Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos,
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descobri que nós professores, trabalhamos apenas
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5% dos alunos de uma turma.

Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas

cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro;

apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem
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de forma significativa para melhorar a qualidade
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de vida das pessoas.
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Os outros 95% servem apenas para fazer volume;
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são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo.

Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores,

apenas cinco são aqueles que fazem a diferença;

de cem garçons, apenas cinco são excelentes;

de cem motoristas de táxi,
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apenas cinco são verdadeiros profissionais;

e podemos generalizar ainda mais:

de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena muito grande não termos como separar
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estes 5% do resto, pois se isso fosse possível,
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eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria
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os demais para fora, então teria o silêncio necessário
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para dar uma boa aula

e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.

Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês
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são estes alunos.

Só o tempo é capaz de mostrar isso.

Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula
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para os alunos especiais, apesar da confusão
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que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre poderá escolher
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a qual grupo pertencerá.

Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”.


Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção

que o professor conseguiu após aquele discurso.

Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós,

pois minha turma teve um comportamento exemplar
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em todas as aulas desse professor

durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente

ser classificado como fazendo parte do resto?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia,
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mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.
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Para mim, aquele professor foi um dos 5% que

fizeram a diferença em minha vida.

De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então,
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tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%,
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mas, como ele disse,
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não há como saber se estamos indo bem ou não;
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só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
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Contudo, uma coisa é certa:

se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos,
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se não tentarmos fazer tudo o melhor possível,
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seguramente sobraremos na turma do resto.



Texto de Autor Desconhecido