sábado, 11 de abril de 2009

Ouvir o próprio Corpo !


Nosso corpo fala, sinaliza, nos diz o tempo todo que algo não vai bem, mas faz isso de forma muitas vezes discreta. E essa linguagem discreta teria grande diferença em nossas vidas se fosse dado a devida importãncia, mas a realidade é que ignoramos, não prestamos atenção quando o corpo fala de como está nosso estado físico e emocional.

Negligenciamos um sinal de cansaço e continuamos arduamente a trabalhar, sentimos uma dor e preferimos tomar um analgésico a tentar perceber o porquê dessa dor.E quantas vezes sentimos dor de alma e calamos sem enfrentar o problema.

“...o corpo molda-se a partir de uma carga genética, através de experiências, sentimentos, emoções, recordações e pensamentos. Guarda os seus segredos até os querermos decifrar e não se cansa de nos dar pistas na forma de sintomas, que é a sua maneira de falar.”
"A Memória Corporal" de Luz Casanovas.

O tempo vai passando e dia após dia, o corpo retém as agressões que vai sofrendo desde o stress, o desgaste físico até uma má nutrição, a nossa desatenção aos sinais manifestados, desencadeiam em pouco tempo, situações de desiquilíbrio físico e emocional que poderiam ser evitados se fosse dado a devida atenção a esta forma de linguagem.

Ouvir o próprio corpo querer mais do que atenção, querer sabedoria !

E não custa tentar sermos mais sábios e atentos com esse amigo que não quer outra coisa a não ser o nosso bem.

Sem comentários: