domingo, 24 de junho de 2007

The Big Bands

As chamadas Big Bands marcaram os anos 20, 30 e 40 em todo o mundo, com sua música.


A Big Band consiste basicamente de 12 a 19 músicos, e contém saxofones, trompetes, trombones, guitarra, bateria.

Um, entre os nomes muito conhecidos das Big Bands, está Stan Kenton, que promoveu a fusão entre o Jazz e a música Erudita.
O Brasil também tem sua referência no gênero, Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara.Orquestra em atividade até os dias de hoje.

A história das Big Bands pode começar a ser contada no final do século XIX, quando negros norte-americanos descendentes de escravos criaram o ragtime - mistura de música primitiva, hinos religiosos, marchas militares e até um pouco da estrutura rítmica de ritmos europeus, como a valsa.Em meados dos anos 20, as grandes orquestras já eram uma tradição. Mas foi na década seguinte que elas se popularizaram definitivamente, resultado de interesse de músicos e arranjadores brancos por um tipo de som criado pelos negros, chamado Jitteburg.

Nomes como o compositor, arranjador e intérprete Duke Ellington, talvez a maior unanimidade surgida até hoje no mundo do jazz. Outra foi Frank Sinatra, que iniciou carreira solo depois de ser crooner em duas famosas Big Bands americanas. Estrelas como Carmem Miranda e Bing Crosby não tardaram a aparecer nas telas ao lado das Big Bands.

Não podendo deixar de citar o nome de Laurindo de Almeida.Um dos violonistas brasileiros mais conhecidos nos Estados Unidos e praticamente desconhecido no Brasil. O violonista é o único músico brasileiro a constar na famosa Enciclopédia do Jazz.

Laurindo teve importância ao introduzir o violão brasileiro, com todas as suas caraterísticas únicas, no mundo do jazz norte-americano.
Participou da trilha de sonora de cerca de 800 filmes.

É ele quem toca bandolim no filme "O Poderoso Chefão",
e alaúde em "Os Dez Mandamentos".
Sua última participação no cinema foi no filme "Os imperdoáveis",
dirigido por Clint Eastwood.

Segue abaixo, foto de Stan Kenton, Severino Araújo e Laurindo de Almeida, nomes de importância na música e nas Big Bands.