domingo, 1 de julho de 2007

Da Bossa à Debussy

Claude Debussy nasceu a 22 de Agosto de 1862 em Saint-Germain-en-Laye, localidade próxima à Paris.

Diferente do que ocorria na época, Debussy não vem de uma família de artistas.Aos nove anos de idade inicia seus estudos musicais com o professor Cerutti, eminente pianista italiano, que não notou nenhum talento especial no menino.Mais tarde passou a ter aulas de piano com Madame Mauté de Fleurville, mulher de forte personalidade, aluna de Chopin e sogra do poeta Paul Verlaine. Ela despertou em Debussy um forte sentimento de independência e liberdade artística, prevendo seu futuro promissor como músico.

Aos 17 anos foi convidado a fazer parte, como pianista, do trio musical mantido pela mecenas russa Nadejda von Meck.
Criando sua própria linguagem e buscando inspiração nos poetas e pintores, sua música possui as cores e luzes do impressionismo, descrevendo o mundo em harmonias inovadoras para a época.

Considerado o pai da música moderna, fez música diferente de qualquer outra anterior.
Deu excepcional importância aos acordes isolados, aos timbres, às pausas e ao contraste entre registros. Desenvolveu novas escalas, arranjos de orquestra em "blocos" e "jorros" de som, em vez de melodia ou contraponto precisos, além de novos modos de tocar o piano.
É no piano que Debussy é mais romântico. E seu estilo pianístico constitue um mundo completo como o de Chopin e o de Schumann.
Morre em Paris, em 25 de Março de 1918.


Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nascido no Rio de Janeiro, 25 de Janeiro de 1927.Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista.

Nascido no bairro da Tijuca e criado em Ipanema, Tom chegou a trabalhar em um escritório de arquitetura antes de decidir seguir o caminho musical, que iniciou-se aos 17 anos.Aprendeu a tocar violão e piano com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter.

O mais expressivo compositor da música popular brasileira, criador de clássicos conhecido no mundo todo.Suas composições incorporaram à música brasileira influências do jazz americano e da música clássica, especialmente de Debussy e Villa-Lobos, com quem Jobim foi freqüentemente comparado no início da carreira.
Musicou com Vinicius de Moraes, que viria a ser seu mais frequente e conhecido parceiro

Tom Jobim musicou de maneira real e imaginária nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos. São sons suaves, leves, às vezes brincalhões, mas acima de tudo, sons brasileiros. Tom sonha e canta o positivo, o lado mágico de uma terra feita do que é bom, isso sem nunca deixar de mostrar nossos contrastes. Na década de 70, Tom aliou seus conhecimentos de Jazz e música erudita a elementos da cultura brasileira, sempre com harmonias sofisticadas e originalidade nos arranjos

Passou uma longa temporada nos EUA, entre idas e vindas ao Brasil, tendo como ápice desta temporada o disco gravado com Frank Sinatra com versões em inglês de seus maiores sucessos.
Em todo o mundo, Tom Jobim é considerado um dos artistas mais completos e influentes deste século

Falece em Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1994, o senhor "Antônio Brasileiro".


Esse dois gênios modernizaram a arte e deixaram o mundo mais bonito e mais doce de ouvir.

Baseado no programa Sinfonia Fina